Os pneus representam um dos itens mais negligenciados e a sua importância para a segurança do veículo, em contrapartida, é enorme.
Itens indispensáveis para a sua segurança:
Pressão do ar
A primeira coisa é checar no manual do veículo a pressão indicada. Faça a checagem a cada 15 dias, sempre com o pneu frio e em um posto próximo a sua casa - andar mais de 2km esquenta o pneu e invalida a marcação. A calibragem errada é um dos fatores que mais contribui para o desgaste dos pneus. Então, toda a atenção se faz necessária.
Quando devo fazer balanceamento?
Existem algumas “pistas” que indicam o momento correto de balancear os pneus. Observe se a banda de rodagem está desgastando de forma irregular ou se ao aumentar a velocidade o volante tem trepidações. Sempre que fizer reparos no pneu ou o rodízio (indicado para cada 5 mil quilômetros) é importante também realizar o balanceamento.
E o alinhamento?
Neste caso é mais fácil identificar a hora certa: repare se o volante esta cantando nas curvas e se, em linha reta, ele fica descentralizado. Ao realizar o alinhamento você aumenta a eficiência da rodagem do pneu, a dirigibilidade e a eficiência na hora de esterçar.
Não se esqueça do rodízio
A cada cinco mil quilômetros é indicado que o posicionamento dos pneus seja trocado. Cada modelo tem um tipo de rodízio mais indicado, sendo necessário consultar o revendedor caso a caso. Fazendo o rodízio seus pneus duram mais, a estabilidade nas curvas melhora e a eficiência nas frenagens é maior.